1. Ler o texto duas vezes. A primeira para tomar contato com o assunto; a
segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.
2. Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
3. Sublinhar, em cada parágrafo, a idéia mais importante, ou seja, o tópico frasal.
4. Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
5. Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder a questão.
6. Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles.
7. Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse, escreveu.
8. Se o enunciado mencionar tema ou idéia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
9. Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.
10. Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros
vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes
demonstrativos, etc.)
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