Leia e responda de 1 a 5.
Dos delitos e das penas
As condições em que vivem os presos, em nossos cárceres superlotados,
deveriam assustar todos os que planejam se tornar delinquentes. Mas a
criminalidade só vem aumentando, causando medo e perplexidade na
população. Muitas vozes têm se levantado em favor do endurecimento das
penas, da manutenção ou ampliação da Lei dos Crimes Hediondos, da defesa
da sociedade contra o crime, enfim, do que se convencionou chamar
"doutrina da lei e da ordem", apostando em tais caminhos como forma de
dissuadir novas práticas criminosas. Geralmente vale-se de argumentos
retóricos e emocionais, raramente escorados em dados de realidade ou em
estudos que apontem ser esse o melhor caminho a seguir. Embora sedutora e
aparentemente sintonizada com o sentimento geral de indignação, tal
corrente aponta para o caminho errado, para o retorno ao direito penal
vingativo e irracional, tão combatido pelo iluminismo jurídico. O coro
dessas vozes aumenta exatamente quando o governo acaba de encaminhar ao
Congresso o anteprojeto do Código Penal, elaborado por renomados
juristas, com participação da sociedade organizada, com o objetivo de
racionalizar as penas, reservando a privação da liberdade somente aos
que cometerem crimes mais graves e, mesmo para esses, tendo sempre em
vista mecanismos de reintegração social. Destaca-se o emprego das penas
alternativas, como a prestação de serviços à comunidade, a compensação
por danos causados, à restrição de direitos etc. Contra a ideia de que o
bandido é um facínora que optou por atacar a sociedade, prevalece à
noção de que são as vergonhosas condições sociais e econômicas do Brasil
que geram a criminalidade; enquanto essas não mudarem, não há mágica:
os crimes vão continuar aumentando, a despeito do maior rigor nas penas
ou da multiplicação de presídios.
(Adaptado de Carlos Weiss. "Dos delitos e das penas". Folha de São Paulo, Tendências e debates, 11/11/2000)
1. O autor do texto mostra-se
(A) identificado com o coro das vozes que se levantam em favor da aplicação de penas mais rigorosas.
(B) identificado com doutrina que se convencionou chamar "da lei e da ordem".
(C) contrário àqueles que encontram nas causas sociais e econômicas a razão maior das práticas criminosas.
(D) contrário à corrente dos que defendem, entre outras medidas, a ampliação da Lei dos Crimes Hediondos.
(E) contrário àqueles que defendem o emprego das penas alternativas em substituição à privação da liberdade.
2. Considere as seguintes afirmações:
I. Não é mais do que uma simples coincidência o fato de que a
intensificação das vozes favoráveis ao endurecimento das penas ocorre
simultaneamente ao envio ao Congresso do anteprojeto do Código Penal.
II. A afirmação de que há vozes em favor da manutenção da Lei dos Crimes Hediondos deixa
Implícito que a vigência futura dessa lei está ameaçada.
III. Estabelece-se uma franca oposição entre os que defendem a "doutrina
da lei e da ordem" e os que julgam ser o bandido um facínora que age
por opção.
Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.
3. Está corretamente traduzido o sentido de uma expressão do texto, considerando-se o contexto, em:
(A) Embora sedutora e aparentemente sintonizada - Malgrado atrativa e parcialmente sincronizada.
(B) forma de dissuadir - modo de ratificar.
(C) tão combatido pelo iluminismo jurídico - de tal modo restringido pelo irracionalismo jurídico.
(D) a despeito do maior rigor nas penas - em conformidade com o agravamento das punições.
(E) mecanismos de reintegração social - meios para reinserção na sociedade.
4. Por "iluminismo jurídico" deve-se entender a:
(A) doutrina jurídica que defende o caráter vindicativo da legislação.
(B) corrente dos juristas que representam a "doutrina da lei e da ordem".
(C) tradição jurídica assentada em fundamentos criteriosos e racionalistas.
(D) doutrina jurídica que se vale de uma argumentação retórica.
(E) corrente dos juristas que se identificam com o sentimento geral de indignação.
5. O que se destaca como o emprego das penas alternativas:
(A) a prestação de serviços à comunidade, a compensação por danos causados, à restrição de direitos.
(B) contra a ideia de que o bandido é um facínora que optou por atacar a
sociedade, prevalece à noção de que são as vergonhosas condições
sociais e econômicas do Brasil que geram a criminalidade.
(C) os crimes vão continuar aumentando, a despeito do maior rigor nas penas ou da multiplicação de presídios.
(D) o coro dessas vozes aumenta exatamente quando o governo acaba de
encaminhar ao Congresso o anteprojeto do Código Penal, elaborado por
renomados juristas, com participação da sociedade organizada, com o
objetivo de racionalizar as penas, reservando a privação da liberdade
somente aos que cometerem crimes mais graves e, mesmo para esses, tendo
sempre em vista mecanismos de reintegração social.
(E) as condições em que vivem os presos, em nossos cárceres
superlotados, deveriam assustar todos os que planejam se tornar
delinquentes.
Leia e responda de 6 a 9.
Soneto De Separação
Vinicius de Moraes
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente
6. Qual a Função de Linguagem do Soneto de Separação:
(A) Fática - Centraliza-se no canal. Tem o objetivo de estabelecer um
contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica
aparente.
(B) Apelativa/ conotativa - Como sugere a nomenclatura, essa função
serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a
respeito do que se diz.
(C)Metalinguística - Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da
própria língua. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias, etc.
(D) Função Referencial / Denotativa - Como seu foco seja transmitir a
mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva,
recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou,
dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele.
(E) Poética - Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada,
metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica, etc.
7. No primeiro verso da primeira estrofe: ”De repente do riso fez-se o pranto”. Qual figura de linguagem foi utilizada?
(A)Comparação
(B)Antítese
(C)Hipérbole
(D)Sinédoque
(E)Personificação
8. Os versos do soneto utilizam a antítese na maioria dos versos. Qual verso abaixo possui uma figura de exagero (hipérbole)?
(A)“Eu te darei o céu meu bem e o meu amor também”. (Roberto Carlos)
(B)”O Brasil é uma República cheia de flores e de pessoas dizendo Adeus.”(Oswald de Andrade)
(C)” Um triste que sem mãe agonizava...” (Álvares de Azevedo)
(D)”A praça é do povo como o céu é do condor.” (Castro Alves)
(E)”No meio do caminho tinha uma pedra...” (Carlos Drummond de Andrade)
9. Em relação às funções de linguagem, a última estrofe do Soneto de Separação é:
(A)Verbal - Existem inúmeras formas de se trocar informações, ou seja,
de se comunicar. Uma das mais eficazes para o ser humano é a comunicação
verbal, que ocorre quando um grupo de indivíduos com interesses comuns
ou correlatos se reúne.
(B)Não verbal - A comunicação verbal serve para transmitir informações
entre indivíduos, tendo estas informações um caráter informativo.
(C)Mista – Assim como a verbal e a não verbal e que aqueles que
participam do processo de interação por meio da linguagem são chamados
de interlocutores.
(D)Informativa – Utiliza a informação para que o receptor possa conhecer
e consumir os insumos e produtos por ter um caráter, excepcionalmente,
publicitário.
(E)Descritiva e informativa – Descreve e informa para levar o produto aos consumidores.
10. Qual a tipologia textual do trecho apresentado abaixo?
“Dona Julieta chamou os filhos mais novos para uma conversa séria. Era
uma manhã de domingo, o dia estava claro e ensolarado. Pediu a eles que
compreendessem a situação do pai, que não tinha no momento condição de
colocá-los em uma escola melhor.”
(A)dissertação objetiva
(B)descrição subjetiva
(C)narração com alguns traços descritivos
(D)dissertação objetiva com alguns traços descritivos
(E)narração com alguns traços informais
GABARITO:
1 – D
2 – B
3 – E
4 – C
5 – A
6 – E
7 – B
8 – A
9 – A
10 – C
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